Orientação ao viajante


A Neocentro Vacinas oferece vacinação e orientação para viajantes.

Quem pretende viajar é importante colocar o cartão de vacinas em dia. O objetivo é evitar a proliferação de doenças, uma vez que, para visitar alguns destinos no Brasil e no exterior é necessário tomar certos cuidados.

A regra geral é manter o cartão em dia, lembrando que deve-se  vacinar duas a três semanas antes da data prevista da viagem.

Levando em consideração as indicações da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações as vacinas mais comuns na rotina de avaliação do viajante são:

  • dTpa – Indicado para proteção contra Difteria, Tétano e Coqueluche.
  • dTpa+Poliomielite – Indicado para todos que tem como destino regiões onde há circulação do vírus, como alguns países na Ásia e na África.
  • Hepatite A – Indicado para todos que desejam se proteger contra esse tipo de hepatite.
  • Hepatite B – Indicado para todos que desejam se proteger contra esse tipo de hepatite.
  • Varicela – Indicado para se proteger contra a catapora.
  • Febre Tifoide – Indicada para viajantes que se dirigem a regiões de alta ocorrência da doença.
  • Tríplice Viral – Indicado para indivíduos, até 49 anos, que não receberam duas doses contra rubéola, sarampo ou caxumba.
  • Meningite ACWY – Indicado para todos que desejam se proteger contra esse tipo de meningite, principalmente aos que se dirigem para África e para Índia.
  • Meningite B – Indicado para todos que desejam se proteger contra esse tipo de meningite.
  • Febre amarela – Indicado para todos que vão viajar para regiões de recomendações da vacina.

Somos um Centro de Orientação ao Viajante da rede privada, certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), emitindo assim o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Sobre o Certificado Internacional

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra doença da Febre amarela que é exigido em vários países conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

Confira a lista dos países no site da ANVISA que exigem o certificado de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Os viajantes que não portarem o documento podem ser barrados pelas autoridades no embarque ou desembarque.

Como conseguir o CIVP? 

Para obter o certificado basta comparecer ao Centro de Orientação ao Viajante Neocentro Vacinas. Junto ao cartão é necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista) ou certidão de nascimento (no caso de viajantes menores de 14 anos). Para viajantes acima de 18 anos também é exigido o CPF.

Já o Certificado Internacional de Isenção de Vacinação será concedido nos casos em que a vacina for contra indicada. Para isso, o cidadão deve apresentar laudo médico no Centro de Orientação ao Viajante.

É imprescindível a presença física do interessado uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante, conforme previsto na RDC nº 21 de 28/03/2008, inciso III do Art. 2º do Anexo II.

Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando os pais ou responsáveis deste solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

Recomendamos que o viajante procure atendimento com o máximo de antecedência em uma de nossas unidades.

Importante: emitimos o CIVP somente para viajantes vacinados na Neocentro Vacinas.

Para obter maiores informações sobre qual vacina tomar, com base no itinerário, basta procurar a Neocentro Vacinas.